quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A Distinção entre o Conhecimento Divino e o Conhecimento Comum

O Upanixade faz aqui uma distinção entre o Conhecimento Divino e o conhecimento comum. É o Conhecimento Divino que liberta, enquanto o conhecimento dos objetos é vinculador. Qual é a característica do Conhecimento Divino, distinguido do conhecimento comum? O conhecimento de Deus não significa o conhecimento de alguém sobre a existência ou caráter de Deus. Significa, sim, o conhecimento que Deus possui, e não o conhecimento que alguém possui a respeito de Deus. É o conhecimento doado pelo próprio Deus. Esse é o Conhecimento Divino, e é esse conhecimento que é libertador, visto que nada mais pode liberar a alma. Foi-nos dito que o Adhyatma-Vidya, ou Brahma-Vidya é a ciência da libertação. Ela libera pelo simples fato de sua presença, e não por qualquer outro processo que ocorre no aumento desse conhecimento além da sua existência. É algo como a luminosidade do sol. A mera presença do sol é toda espécie de atividade do sol. Da mesma forma é este conhecimento que é o Conhecimento Divino. Na medida em que não estamos acostumados a esse tipo de pensamento que é utilizado para na avaliação do real significado do Conhecimento Divino, estamos propensos a cometer o erro de introduzir a lógica humana na estrutura da Realização Divina.

Deve salientar-se que o Conhecimento Divino não é fruto da lógica. Não é uma conclusão tirada por meio de indução ou dedução. Ele não é um produto de argumento, ou qualquer tipo de processo racional. Também não é dependente de um objeto fora dele, que é um fator muito importante que distingue o conhecimento Divino da aprendizagem comum. Enquanto o conhecimento que temos pode não ter nenhum significado se não houver nenhum objeto ou conteúdo fora dele, o Conhecimento Divino não requer qualquer outro conteúdo. Ele próprio é o seu conteúdo. O objeto do conhecimento não é necessariamente um fator externo que determina o valor ou a profundidade desse conhecimento, a própria natureza desse conhecimento é de tal ordem que não é necessário nenhum objeto exterior. Esta é uma peculiaridade com que a mente humana não está acostumada, e, portanto, a metodologia da psicologia humana não pode ser aplicada aqui, e até mesmo o maior alongamento da nossa imaginação não pode compreender a natureza do o Conhecimento Divino. Todos os filósofos, seja do Oriente ou do Ocidente, quebraram a cabeça tentando compreender a natureza do Conhecimento, a natureza da Verdade. O personagem da Verdade é um assunto importante em qualquer investigação filosófica, e nós podemos, de boa maneira, avaliar o valor de um sistema filosófico a partir da definição da Verdade que ela fornece. Cada escola de filosofia tem a sua própria definição da Verdade e, a partir dessa definição, muitas vezes, se sabe o grau de profundidade dessa filosofia. Nós damos definições lógicas, e não temos outra maneira de definir as coisas. Nós damos uma característica do conhecimento aceitável às idiossincrasias lógicas da mente humana, que não precisam ser verdadeiras, em última instância. É desta maneira, porque está sujeito a superação. A compreensão humana é um processo de conhecimento que muda sua natureza, de acordo com a natureza de seu objeto. Não é o Conhecimento eterno. Podemos chamá-lo de conhecimento secular ou temporal. Não é esse conhecimento que nos liberará da escravidão.

O que é a escravidão? É a dependência de algum tipo, um travamento do sujeito sobre algum tipo de objeto, seja físico ou conceitual. Pode ser um objeto imaginário, ou pode ser um objeto material realmente existente; no entanto, é um objeto sobre o qual o conhecimento trava, e sem o qual parece não ter nenhum valor. Esta dependência do conhecimento sobre um determinado objeto no exterior se torna um fator de ligação. Assim, nossas mentes se tornam vinculadas aos objetos dos sentidos. O objeto fora de nós, conteúdo de nosso conhecimento individualista, se torna a fontes de nossa escravidão e sofrimento. Eles não nos iluminam. Estamos sob um equívoco quando pensamos que o conteúdo do nosso conhecimento é um fator esclarecedor. Entendemos muito quando temos uma grande quantidade de conteúdo. Mas não é bem assim na verdade. Será uma escravidão, porque é um conteúdo que não foi absorvido pela estrutura do conhecimento. O "ser" do conhecimento, a essência do conhecimento está fora do "ser" do objeto, e, portanto, o conhecimento paira sobre o objeto como se fosse uma estrutura desvirtuada. Assim, ele não tem valor em si; não tem um valor intrínseco. Todo o conhecimento que os seres humanos podem ter como auxílio é desprovido de um valor final, intrínseco. Ele possui um valor extrínseco no sentido que está relacionado com objetos, e por isso é um conhecimento relativo, não o Ser Absoluto.

[...]

A Ignorância

Avidya ou ignorância é o conceito de que a ação, a noção e o movimento externo são todas baseadas na presunção ou suposição de que a Realidade está presente no exterior, e pode ser contactada apenas por meio dos sentidos e através da atividade externalizada. Este é um movimento extremo, e o resultado deste tipo de envolvimento supostamente leva a sofrer em vidas futuras por conta de emaranhamento nos impulsos dos sentidos, destituídos do conhecimento ou a iluminação do Ser.

O outro extremo é a retirada total desde a exterioridade para interioridade. Isso é chamado de introversão. Um conhecimento etéreo que é desprovido de conteúdo, você pode chamá-lo de conhecimento acadêmico ou você pode chamá-lo de conhecimento falso, qualquer que seja o conhecimento, que é desprovido de seu conteúdo, permanece apenas como uma transparência inexpressiva, sem substância. Isso é capaz de produzir um resultado muito pior do que aquele produzido pela ignorância da pessoa que acredita na externalidade da atividade. O homem de conhecimento é um homem egoísta, geralmente, por causa da presunção de que ele sabe tudo. Mas, o que ele sabe é insubstancial. É mera informação. É uma orientação, um mapa que ele tem na mão, e não aquilo que é indicado pelo mapa. Um simples mapa ou orientação ou desenho de arquitetura não pode ser considerado como o material que é indicado por ela. Assim, o conhecimento que é sem substância, sem conteúdo e apenas uma função interior do que está acontecendo no cérebro de uma pessoa não é conhecimento.

As pessoas que são ignorantes, sem nenhum conhecimento, estão preocupados com as coisas do mundo. E assim, eles estão em um estado de escravidão, e eles serão escravos no mundo vindouro. Mas esse chamado conhecimento que não é conhecimento real devido a sua separação de seu conteúdo, como temos hoje o conhecimento de um professor, por exemplo, não pode realmente ser chamado de conhecimento, pois está fora do conteúdo do conhecimento. Seu conhecimento de um determinado objeto não é uma união com esse objeto. É apenas uma informação; é uma espécie de sugestão que é dada pelo intelecto em relação a um objeto existente. Uma indicação simples, um símbolo ou uma sugestão não pode ser considerado como conhecimento, porque o que vocês chamam de Realidade é substância; é a solidez; é integridade; é uma mistura de conteúdo e de iluminação. Então, onde o conteúdo é desprovido de iluminação e a iluminação é desprovida de conteúdo, há um movimento, de forma errada, tanto no lado externo como no lado interno. Essa pessoa, que está presa nas malhas da presunção egoísta de ter conhecimento verdadeiramente desprovido de conteúdo, pode ir a uma escuridão pior. Assim, estes dois são tipos de escravidão. Quer você mova exteriormente ao extremo ou mova interiormente ao extremo, você será apanhado.


Comentários do Brihadaranyaka Upanixade por Swami Krishnananda

Nenhum comentário:

Postar um comentário